22 de setembro de 2010

O que é o Bulling?


O que fazer quando a criança ou adolescente apresenta sinais de tristeza, resiste para ir á escola, procura ficar sozinho, isolado do meio social.

Este artigo é um agente informativo, sobre um tema que  já deve ter visto na TV, ouvido na rádio ou  mesmo lido nas revistas ou jornais, pois bem, aqui o objetivo  é informar e reforçar o que você já sabe ou ouviu falar.

Nada pior  sobre os mal trato, seja  no colégio, na rua, na família, é deixar esta pessoa passar por situações como bullyng, sentir-se sozinho num universo de dor e constrangimento, pois bem, assim é, não apenas na infância ou adolescencia, mas também com os adultos, seja qual for o  meio coletivo, também passam por situações como estas (Cleo Fante).

Assim cada pessoa, vítima de bulling, vive e convive com sentimentos que os levam á tristeza e ansiedade. Geralmente pessoas, muito pouco sociável, inseguras e medrosas em excesso, impedem de ser ajudadas e em alguns casos apresentam sinais de depressões significativas.

Pois bem. o mundo girou e girou e o silêncio esta a ser quebrado, a cada dia, acada momento, tanto pela sociedade civil, quanto pela imprensa e profissionais de saúde e educação.

Há um livro a se escrever e todos têm o direito de contar sobre seus sonhos, alegrias e dificuldades, portanto, vejamos este tema, com a responsabilidade de que todos tem o mesmo direito, e nós sociedade temos o dever de vigiar  e denunciar aos  que promovem bulling, pois vemos nestas   pessoas, enfermidades importantes assim como  a construção de futuras doenças sociais e mentais, no seu meio e no  nosso planeta, portanto, aprendamos um pouco mais sobre o tema.
O Bulling palavra de origem inglesa, que siginfica a superioridade física, possue uma função bem específica tanto de quem pratica, quem motiva e os  que observa: 

Para quem pratica é puramente AFIRMAÇÃO DE PODER, de superioridade via agressão e psicologicamente dizendo, é o poder e o desejo de provocar o desequilíbrio da vítima perante ela própria e os demais. Este tipo de  violência pode ser  praticada por uma só pessoa no qual damos o nome de "bully"ou valentão em português do Brasil, ou por um grupo de pessoas  que tenham características semelhantes, cujo objetivo será intimidar aqueles pelo qual se sentem incomodados (a vítima).

E o observador, é aquele ,que presencia o facto e  se omite diante da violência e que pode num futuro não muito distante, ser vítima também de bulling ou de violência doméstica.

Os indivíduos que presenciam e motivam, apoiando este tipo de violência, também devem ser visto s com olhar de atenção, pois expressam emoções enfermas, diante actos enfermos.

Hoje possuimos uma estatística de aproximadamente 350 milhões de crianças vítimas de bulling no mundo inteiro, no qual esta sendo considerado causa de abandono  das escolas.

No Brasil, pesquisadores levantam como bulling :

- Dar alcunhas, gozar, encarnar, sacanear, humilhar, fazer sofrer , discriminar, isolar, ignorar, intimidar, assediar, aterrorizar, amendrotar, tiranizar, dominar, agredir, bater, chutar, empurrar, ferir, roubar, criar danos em objectos, etc.

Quanto as causas e origens, de alguém pratica o bulling, não sabemos  objectivamente dizendo, além  dos psicológicos apresentados acima, neste texto, mas o que motiva, as pesquisas, nos levam a desestruturas familiares , culturais e educacionais.

Como saber se alguém sofre bulling é difícil, principalmente pelas vítimas se omitirem, mas fiquem atentos aos comportamentos diferenciados, às resistências a certos ambientes e/ou situações.

E como saber, se alguém pratica bulling, pelas atitudes diárias e frequentes em casa, na comunidade social, com a família, brigas entre irmãos com socos e pontapés, ironias, atitudes que podemos caracterizar de violentas, até as brigas fora do limite.

Pesquisas no Brasil, demonstraram que praticantes de bulling na infância, são os principais geradores de agressão doméstica, principalmente nas mulheres e na família (workplace bullling).

Bem querido(a) visitante, o tema como você percebe é extenso e muito interessante, como ferramenta de instrução e educação, mas o que eu procuro neste artigo é informar e aumentar o leque de acções educativas através deste espaço.

Fonte:Fenômeno Bullyng de Cleo Fonte, Encontro Mexicano de violência á mulher y bullyng  (México/2010)
Texto: Eliana S.

LITERATURA INDICADA:
Bullyng  escolar de Cleo Fante e Jose Augusto Pedra
editora: artmed

Sem comentários:

Enviar um comentário