23 de setembro de 2010

Como lidar com a queda repentina do cabelo do seu filho?


A queda repentina de cabelo em crianças, devido a doença, pode ser muito doloroso para os pais. Não é realmente fácil ver o seu filho de repente perder os seus adoráveis cabelos. Se você é um desses pais que se vêem obrigados a lidar com a súbita perda de cabelo de seus filhos, deverá ser forte e nunca deixar transparecer que esse problema está a afectar-lhe. Lembre-se sempre que a criança depende de si como pilar de força e apoio, por isso deve sempre mostrar-lhe como você é forte, mesmo estando a morrer um pouco por dentro.

Nem sempre é fácil falar sobre o problema porque não pode esperar que uma criança compreenda a razão pela qual ele ou ela está a perder cabelo num ritmo alucinante. Felizmente, existem maneiras de falar com seu filho sobre isso, sem provocar muito alarido.

Algumas dicas de como abordar o assunto:

- Utilize histórias e metáforas.

- Deverá fazer pesquisas de histórias infantis que envolvem personagens calvos (o Ruca é um bom exemplo e todas as crianças adoram-no).

- Certifique-se que a personagem calva não é o vilão da história. Isto para que o seu filho não associe a queda de cabelo com algo mau.

- Tanto quanto possível, o personagem da história tem de ser o herói. Quando o seu filho se habituar à ideia de que podem existir herois calvos, ele não se vai sentir tão mal ao perder o seu cabelo.

- Deverá evitar contar histórias de contos de fadas onde envolvem jovens com cabelo bonito e longo. Não vale a pena estimular a sua imaginação em como aqueles cabelos lindos e longos iriam ficar bem na sua cabeça.
- Para distrair a atenção do seu filho na falta de cabelo, vistam-se juntos e brinquem ao mesmo tempo.

- Compre alguns chapeus coloridos, bonés, barretes de basebol, lenços ou até mesmo perucas feitas à medida em que o seu filho se sinta bem.

- Diga que poderá ser quem quiser mudando os acessórios (chapeus, bonés, lenços, perucas, etc)

- Por exemplo, se ele quiser ser pirata por um dia, poderá usar o chapéu de pirata. 

 Uma vez que o seu filho se habitue à ideia de utilizar um chapéu, boné, lenço ou peruca na maior parte do tempo, ele pode acabar por se "esquecer" que tem falta de cabelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário