20 de setembro de 2010

Alopécia por Tração

Queridas mães, tenham muita atenção ao escovarem os cabelos dos seus rebentos :)

COMO ANDA O CABELO DO SEU FILHO?
 

Tipicamente, a alopécia por tração é associada a uma tensão frequente nos cabelos que acontece quando fazemos certos tipos de penteados. Por isso, esse tipo de calvície é mais comum em meninas. Rabos de cavalo, coques e tranças apertadas podem causar o problema.

Nas etapas iniciais, esta queda de cabelos é reversível. Com a tração prolongada, a alopécia pode ser permanente.

"A tração, ou seja, a força exercida sobre a raiz dos fios, faz com que eles se afrouxem na raiz. A queda de cabelo também pode ocorrer devido à inflamação do folículo capilar, que fica na derme profunda e é de onde nasce a raiz do cabelo. Esta inflamação ocorre quando há tração intensa e frequente dos fios. explica a dermatologista Osvania Maris Nogueira.

Acredita-se que o problema é mais comum na população negra, devido aos penteados com tranças apertadas ou uso frequente de alisantes. O tratamento químico do cabelo com alisantes rompe a estrutura de queratina, o que reduz a força dos fios. Com isso, o cabelo se torna frágil e suscetível a quebras.


A médica alerta: "A alopecia de tracção pode acometer, inclusive, crianças. Algumas mães costumam sempre fazer rabos de cavalo nas filhas, puxando os cabelos com muita força para trás, tencionando a raiz. Quando isso acontece, pode ocorrer a queda de cabelo na região frontal do couro cabeludo, deixando a criança com aquele aspecto de testa grande".

A cura da alopécia de tracção consiste em parar de tencionar os fios de cabelo, para que novos possam nascer, e seguir os aconselhamentos do seu dermatologista.

Fonte: revista bolsa de mulher

Sem comentários:

Enviar um comentário