27 de agosto de 2010

Jogos para Relaxar


As técnicas de relaxamento são utilizadas, no âmbito da psicologia, para quase todas as terapias que incluem algum sintoma de ansiedade. Nos adultos utilizam-se principalmente exercícios de respiração e a técnica de relaxamento progressivo de Jacobson, que consiste no relaxamento de grupos musculares empregando a técnica de tensão-distensão dos músculos.

Com as crianças a situação varia um pouco, uma vez que as instruções devem geralmente adaptar-se à sua capacidade de compreensão, para além da dificuldade que representa a timidez, sobretudo nos exercícios faciais.

Apesar de que é possível adaptar o relaxamento progressivo às crianças, propomo-vos relaxar as crianças da melhor maneira que conhecemos: JOGANDO!

Exercícios de respiração para crianças:

A ideia principal dos exercícios de respiração é conseguir uma respiração profunda e ralentizada, que por sua vez nos permitirá reduzir o nível de activação fisiológica. Consiste em realizar inspirações e expirações lentas.

Propomo-vos os seguintes exercícios:

- Inspirar ar lentamente, enchendo os pulmões ao máximo (dependendo da capacidade pulmonar, os segundos de duração da inspiração podem variar de umas crianças para outras) durante quatro a oito segundos. Na primeira inspiração será permitido aspirar ar pelas fossas nasais, mas nas seguintes deverão alternar a entrada de ar por cada um dos orificios de cada vez, tapando o outro com o dedo.

- Fazer soprar as crianças num apito, tratando de que este não emita nenum som; assim conseguiremos que expirem o lentamente; o tempo de expiração dependerá igualmente da capacidade pulmonar.

Em lugar de utilizar um apito, podemos propor-lhes que soprem sobre um moinho de vento, e repetir a operação, mas desta ves o objectivo será fazer o moinho dar voltas lentamente.

- Repetir estes exercícios umas seis vezes.

Exercícios de relaxamento através de jogos:

Aquí propomo-vos alguns jogos seleccionados do livro de "Andrea Erkert ( Islas de relajación 2001 Ed.Oniro) que conseguirão o mesmo propósito que o relaxamento progressivo, mas sem se converterem "numa chatice". Uma vez realizados os exercícios de respiração e rebaixado o nível de activação, podemos escolher entre alguns destes jogos:

1º: Aprender posturas de relaxamento.

-A postura do rei: As crianças sentan-se numa cadeira e fechando os olhos imaginam que são um rei ou uma rainha sentados no trono: O rei e a rainha adoptam uma postura majestuosa, e portanto estão bem erguidos, as mãos pousadas nas coxas, ligeiramente separadas, sem se tocarem. Os pés colocam-se com a planta e o calcanhar em contacto com o solo.

-Posição horizontal: As crianças deitam-se com a boca para cima, as pernas esticadas e abertas, de forma a que os pés fiquem voltados para os lados em posição de repouso. Os braços também devem estar separados do corpo, mas perto do tronco com as mãos tocando o solo com a palma ou as costas da mão.

2º: Os exercícios-jogos:

- O jogo das cadeiras: ( A partir dos 4 anos) As crianças dividem-se em grupos iguais e sentam-se umas em frente das outras na postura do rei com os olhos abertos. Uma das crianças não tem cadeira e fica parada no meio, apresenta-se ao resto dos jogadores, e diz: um, dois, três, quatro... Mudar de sítio! Nesse momento todas as crianças devem deixar o seu sítio e procurar uma cadeira da outra equipa; a criança do centro também tratará de encontrar uma cadeira, e a criança que ficar sem cadeira passará a ocupar o centro.

- Cada ovelha com o seu par: (A partir dos 8 anos) Preparam-se uns cartões com desenhos de animais ou figuras, tendo em conta que cada animal ou figura deve estar repetido em dois cartões. Ao compasso de um ritmo as crianças devem dar voltas, andando e saltando em volta do quarto e intercambiar os seus cartões umas com as outras, continuamente. Quando o ritmo ou a música parar, cada criança olhará para o seu cartão e imitará o som do animal que tem no seu cartão, devendo juntar-se com o seu par correspondente.

- Vejo uma cor que tu não vês: ( A partir dos 5 anos) As crianças forman um circulo com as cadeiras e sentam-se na postura do rei. No centro do quarto colocam-se 10 ou 12 objectos seleccionados pelas crianças dos existentes no quarto. Primeiro observam-se os objectos e a seguir cobrem-se com um lenço (os objectos). O director do jogo diz: "Vejo uma cor que tu não vês, e é o vermelho...Fechai os olhos e imaginai os objectos debaixo do lenço, com tempo..."
Seguidamente as crianças podem voltar a abrir os olhos. O que souber a resposta revela a solução, e levanta-se o lenço para comprovar se a resposta é correcta. E recomeça o jogo.

Com este tipo de jogos conseguiremos relaxar tanto os grupos musculares, como a agitação verbal e motriz. Existem uma grande variedade de jogos à vossa disposição, que podeis encontrar nos seguintes livros que recomendamos:

- Andrea Erkert," Islas de relajación".
- Karen Miller, "24 juegos de relajación"

Reportagem elaborada por Carlos Jordi Anzano, Psicólogo Infantil da Imaginarium.
Gabinete de Psicologia Tel: 976 207 190

Sem comentários:

Enviar um comentário